domingo, 5 de julho de 2009

ATIVIDADE 6 - GÊNEROS MIDIÁTICOS INTEGRADAS AO PROJETO DIDÁTICO

DIÁRIO DE BORDO 6

Gêneros Midiáticos Integrados ao Projeto Didático

Como a proposta do projeto didático é estudar as práticas da língua portuguesa, tanto na modalidade falada quanto na escrita, destacando-se suas variadas possibilidades de ocorrência na mídia, bem como seus processos de construção textual e na aplicação ao ensino, o corpus constitui-se de discursos veiculados pela mídia impressa, digital, televisiva e radiofônica.
Não será uma abordagem da linguagem na Internet, nem uma análise de todos os gêneros emergidos ou em fase de emergência no meio virtual. Vale frisar que apesar da vasta grade de gêneros midiáticos existentes o projeto pretende esclarecer os formatos de comunicação que emergem nesse contexto.
O grande risco que corremos ao definir e identificar esses gêneros situa-se na própria natureza da tecnologia que os abriga. Seu vertiginoso avanço pode invalidar com grande rapidez as idéias aqui expostas. Isso obriga-nos a ter muita cautela nas afirmações feitas. Diante das informações já existentes até o presente momento listo abaixo sugestões de gêneros que podem fazer parte da contextualização do projeto em questão.

Gêneros Midiáticos Gêneros já existentes
1 E-mail 1 Carta pessoal // bilhete // correio
2 Bate-papo 2 Conversações (em grupos abertos ou reservados)
3 Aula virtual 3 Aulas presenciais
4 Endereço eletrônico 4 Endereço postal
5 Revistas Eletrônicas 5 Revista Impressa, textos, etc.

Claro que o projeto não necessariamente apresentará somente os gêneros acima citados, outros poderão surgir no decorrer do trabalho ou mesmo, substituir os já previamente escolhidos, tudo dependerá do contexto que será apresentado.
O planejamento do projeto requer uma organização de objetivos a serem alcançados com a escolha de um ou de vários tipos de gêneros. Essa escolha prévia deverá auxiliar o professor na determinação das regularidades lingüístico-discursivas que podem ser investigadas e estudadas com o gênero escolhido.
Partindo do pressuposto que o tema em questão é mídia e a língua portuguesa, o projeto será desenvolvido com alunos das 1ªs séries do ensino médio da EEFM. Monsenhor Manoel Carlos de Morais de Umari - CE, essa clientela basicamente instituída de alunos de classe média baixa, oriundos da zona rural e de escolas rurais ou que não tenham nenhum ou pouco acesso com a tecnologia, os gêneros e suportes de interação escolhidos não podem ser muito aquém dos conhecidos por eles, a inserção da nova tecnologia será evidenciada com certeza, mas também trabalharemos gêneros formais, como carta, revista, textos etc., o objetivo será fazer um paralelo entre o novo e o considerado “velho” para as novas tendências.

4 comentários:

  1. Você está de parabens. Umari é uma cidade der sorte.

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  2. olá, karla. sou coordenadora pedagógica de uma escola pública de limeira,sp,e estava buscando um estudo exatamente como o teu para transformar em tema de HTPC.peço autorização para levar os artigos para meus professore,mantendo a autoria, claro.parabéns,teu blog é muito bem mesmo.virei visitá-lo com frequência e,quem sabe, aproveitar um pouco da tua experiência.abraço,vera

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  3. Olá Karla!

    Legal o seu espaço. Também estou concluindo o Mídias na Educação e ao concluir a atividade onde tinha que criar um blog fiquei apaixonada por esse recurso. gostaria de conseguir reunir os blogs do MIdias. Não seria legal?

    Abraços
    http://profmairatarrago.blogspot.com

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  4. Sou Valdenir, também cursista do Mídias na Educação e pesquisando para fazer um trabalho encontrei seu maravilhoso e rico blog amei. Estou no ciclo avançado e em janeiro defederei minha monografia.
    Foi muito bom olhar suas atividades e experiencias e aprender blogando com você.
    Um abraço a você!

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