domingo, 5 de julho de 2009

ATIVIDADE 4 - AUTOCRITICA

FÓRUM 4
ATIVIDADE EM SALA DE AULA - ANÁLISE CRÍTICA

A ATIVIDADE SOBRE CONTOS POPULARES FOI VISTA PELOS ALUNOS NA ÁPOCA COMO DIFERENTE E ATRAENTE, TIVEMOS VÁRIOS ALUNOS INTERESSADOS EM PARTICIPAR DA ATIVIDADE, SEU CONTEXTO FOI BEM ESTRUTURADO, MAS TIVEMOS ALGUNS PROBLEMAS NA SUA EXECUÇÃO, QUE RELATAREI COM MAIS CLAREZA NA EXPERIÊNCIA DA BIBLIOTECA. UM DOS PONTOS MAIS POSITIVOS É QUE ATÉ HOJE ESSA ATIVIDADE É DESENVOLVIDA NA ESCOLA COMO PROJETO, SÓ QUE AGORA É FEITA PELOS PROFESSORES DE HISÓRIA E LÍNGUA PORTUGUESA, E TAMBÉM QUE FAZ PARTE DOS PROJETOS FINANCIÁVEIS DO NOSSO PDE. FICO MUITO FELIZ EM SABER QUE ESSA ATIVIDADE PROPORCIOU E AINDA PROPORCIONA AÇÕES SATISFAÓRIAS NA ESCOLA.

BIBLIOTECA 4
Tema: Autocrítica
Sub-Tema: Experiência


Contextualização da atividade:

A atividade desenvolvida na época tratava-se da história. Estuda o que homens e mulheres, de todas as idades, fizeram, pensaram ou sentiram como seres sociais. Nessa atividade as sugestões para sua execução pretendem além de resgatar a cultura popular local, tem o objetivo de contribuir para o ensino aprendizagem dos alunos, fortalecendo a inclusão dos educandos no processo das novas tecnologias existentes na escola, como também no cotidiano.
Na rotina da escola que trabalho, as atividades diferenciadas, projetos etc, ainda são um desafio para professores e gestão.



Pontos Positivos:

 Quando a atividade foi divulgada na turma do 1° ano “A”, os alunos aceitaram muito bem, gostaram da contextualização e ainda sugeriram mudanças na atividade, que claro foi imediatamente aceita, já que a participação dos mesmos era essencial para a realização da atividade;
 A culminância das histórias foi evidenciada a toda comunidade escolar através de apostilas;
 A inserção das mídias na atividade fez com que os alunos sentissem-se importantes no processo;
 O relato dos historiadores em suas residências, foi de grande aprendizado para os alunos etc.

Pontos Negativos:

 Tivemos vários problemas com as mídias (apresentavam alguns defeitos);
 Na rotina da escola que trabalho, as atividades diferenciadas, projetos etc, ainda são um desafio para professores e gestão, então tivemos que nos desdobrar para a socialização;
 Alunos de outras turmas sentiram-se incomodados em não participar, já que a atividade era para 1 turma;
 A digitação das histórias demorou um pouco, porque o processo de retirá-las do gravador era lenta;
 Tivemos no decorrer da atividade a desistência de alguns alunos;
 Tivemos alguns problemas no sinal da internet para fazer as pesquisas cabíveis, pois a escola na época passou por uma reforma, o que dificultou muito o andamento da atividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário