domingo, 5 de julho de 2009

ATIVIDADE 2 - PROJETOS DIDÁTICOS

FÓRUM 2
Os projetos didáticos tem se destacado no espaço escolar, além de contribuir para a transformação da prática docente. Através desta implementação o professor encontra mais um aliado para desenvolver conteúdos e acima de tudo inseri os alunos no processo de participação nas atividades diferenciadas. Sabemos que a escola hoje tem dependido muito de projetos desde o seu geral que é o PDE, onde são geradas todas as ações que possibilitarão o andamento da escola, e consequentemente de sua vida financeira.
O desperdício do tempo pedagógico na escola é um dos entraves para gestores e educadores, com a iniciativa do trabalho com projetos didáticos a permanência do aluno em sala de aula tem sido mais satisfatória, fazendo-os parte integrante na socialização do conhecimento.

BIBLIOTECA 2
Conclusões sobre Projetos didáticos e Papéis Sociais da escola, de professores e estudantes.

O trabalho com projetos em sala de aula amplia nossas possibilidades de construção de conhecimento de forma mais global, tendo como eixo a aprendizagem significativa. Possibilita ainda, o diálogo com a realidade dos alunos ampliando seus conhecimentos, com as diversas áreas de conhecimento e fomenta a perspectiva de trabalho coletivo entre professores, alunos e comunidade escolar.
Permite ainda uma avaliação processual do desenvolvimento escolar dos alunos envolvidos e da reflexão permanente sobre a prática pedagógica, pois esta estratégia não se apóia em normas e regras rígidas. O grupo constrói seu processo de aprendizagem a partir do momento em que sana dificuldades e buscando aprofundamentos.
Vale ressaltar ainda, que o trabalho com projetos em sala de aula tem como um de seus principais objetivos, proporcionar aos alunos a aprendizagem significativa. Porém, os projetos vêm sendo muitas vezes utilizados de maneira paralela à rotina escolar diária, como um trabalho a mais a ser executado pelo professor, que muitas vezes não vê como conciliar as duas coisas: o plano de conteúdos e as temáticas dos projetos. Dessa forma a proposta de aprendizagem significativa por parte dos alunos fica a desejar, pois em vez de o projeto vir a dar um sentido, um significado aos conteúdos, acaba sendo visto como algo desconectado desses conteúdos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário