domingo, 5 de julho de 2009

ATIVIDADE 1 - CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS/APRENDIZAGEM

FÓRUM 1
O modelo de gestão posto na atualidade tem se destacado muito no que se refere a busca pelo conhecimento de maneira mais rápida e eficiente. As escolas muito tem tentado adequar os diversos modelos de concepções pedagógicas com um único objetivo o de fortalecer o sucesso da aprendizagem dos alunos. Teorias de muitos autores, filósofos, estudiosos como: PIAGET, Paulo Freire, VIGOSTSKY etc, são vistos como fundamentais para o desenvolvimento de conteúdos nas escolas, mas percebo que é necesário uma reestruturação da política educacional para que realmente cheguemos ao fundamental que é o professor ensinando e o aluno aprendendo. O conhecimento depende de teorias e concepções, mas não somente delas, os indivíduos envolvidos neste processo precisa compreender que é necessário uma transformação da prática e melhoramento do pensamento em relação ao conhecimento, devemos buscá-lo mesmo que não nos ofereçam concepções.
Diante de cosulta realizada na escola que trabalho, foi destacada algumas concepções que envolvem os trabalhos em sala de aula, mas que estas se misturam na tentativa de formar uma só, como a concepção Tradicional que visa o disciplina punitiva, os resultados quantitativos, autoridade do professor etc., A concepção Renovadora que abrange o auxilio, as vivências, o social etc., A concepção Renovadora (Escola Nova) que visa a formação de atitudes, a centralização no aluno, etc., E por fim a concepção Tecnicista que comtempla, comportamentos através de técnicas, aprendizagem baseada no desempenho, transmissão e recepção de informações etc.

BIBLIOTECA 1
Concepções extraídas do Fórum 1 – Concepções de ensino / aprendizagem

Pela discussão dos colegas no fórum a respeito das concepções pedagógicas, pude concluir que as escolas caminham juntas pelo sucesso da aprendizagem dos alunos. As escolas hoje mantêm uma postura de inovadora, mas que seus resultados diferem desta concepção.
A luta pela qualidade do ensino tem sido muito questionado no que se refere “A escola que Queremos” os valores estão sendo jogados fora, a inclusão tem andado paulatinamente, constatando com isso um déficit enorme na gestão de qualidade.
O professor baseia seu trabalho em concepções que visam o melhoramento de atitudes, de aprendizagem e de tendências novas. As concepções de fato ajudam bastante o processo pedagógico da escola, mas que estas não são valorizadas ou colocadas em prática da maneira mais correta, e nem tão pouco são as únicas salvadora da prática, muitas vezes não acreditamos nos nossos talentos, nem nos talentos dos alunos, a falta de perspectivas futuras está sumindo dia a dia, a visão de mundo pouco se é questionada, e todas essas questões geram um resultado insatisfatório no desenvolvimento profissional de gestores, professores e alunos. Os professores sendo influenciados pela prática cotidiana devem refletir sobre o que se faz e por que se faz tendo como referencial algo que os guiem e justifiquem sua atuação.
Como havia citado no fórum, é possível com base em todas as concepções trabalhadas no espaço escolar, ser criada uma nova concepção que gere de verdade o sucesso do aluno na escola e na vida.
Então a aprendizagem deve ser vista não só na dimensão individual como na dimensão social. Neste aspecto deve ser considerado o professor como agente mediador entre indivíduo e sociedade e o aluno como aprendiz social.
Conclui – se, portanto, que é “fundamental que o individuo se insira em determinado meio cultural para que aconteçam mudanças no seu desenvolvimento” VYGOTSKY.

Um comentário:

  1. Oi Valeria, estava pesquisando sobre projetos, curriculos, interdisciplinaridade e encontrei seu blog. Tambem faço o curso de midias e estou fazendo as atividades deste módulo. Foi um prazer ler seu conteudo. Riquissimo. Belo blog. Parabens.

    ResponderExcluir