domingo, 5 de julho de 2009

ATIVIDADE 5 - MÍDIAS INTEGRADAS AO PROJETO DIDÁTICO

DIÁRIO DE BORDO 5


Durante todas as atividades evidenciadas no curso de mídia até hoje, várias sugestões foram sendo criadas ao longo do tempo com relação ao projeto didático a ser desenvolvido durante este processo. A escolha do projeto deve estar adequado às necessidades mais carentes da escola, devem surgir neste momento um contexto que vislumbre a tentativa de mudança na aprendizagem, deve ainda ser considerado todos os aspectos relativos à aceitação e participação dos estudantes.
Sabemos que para uma educação de qualidade é necessário primar pela chave principal deste desafio que é a leitura. A iniciação do aluno com as palavras, o nascimento pelo gosto de ler, então a língua portuguesa, mas especificamente a leitura e escrita deve ser vista como primordial para o crescimento de vida das pessoas.
Considerando os aspectos citados acima, estou em fase de pesquisa para desenvolver meu projeto didático relacionando a língua materna (Língua Portuguesa) com as mídias digitais dentro da escola. Sua influência com o hábito da leitura, e como esse casamento pode dar certo.
Várias mídias serão de suma importância para a execução deste projeto, mas, neste momento citarei as consideradas mais importantes para as atividades: O Livro Didático que não sai de moda e que tem a maior fonte de bibliografias e conteúdos impressos mundialmente, a Internet, que é febre de novidade na tecnologia e que possui uma vasta grade de informações pertinentes ao trabalho que pretendo desenvolver, o Projetor de Imagem que transmitirá as criações dos estudantes e até mesmo as informações extraídas diretamente da internet e outras mídias. Etc.
Vale salientar ainda, que devemos ter um conhecimento prévio com relação ao projeto político pedagógico para desenvolvermos o nosso projeto didático, é importante saber como ele é desenvolvido na escola, conhecer de perto sua missão, sua filosofia, seus objetivos e sua visão de futuro, já que este documento é criado por todos os seguimentos da escola, pais, alunos, funcionários, professores, gestores, conselhos e comunidade civil. O PPP é a identidade da escola é nele que são organizadas, analisadas, vividas e planejadas diariamente as ações.
No projeto Político Pedagógico deve estar contido principalmente o desejo da escola em preparar seus alunos para o mundo, para o trabalho e principalmente para a vida, inseri-los nas tomadas de decisões, fazer uma escola realmente democrática com a participação e colaboração de todos.

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